1. FORMAÇÃO CULTURAL: DIREITO DA CRIANÇA PEQUENA (Vagas esgotadas)
Facilitadores:
Prof. Ma. Efigênia Maria Dias Costa
A formação cultural da criança pequena é hoje uma necessidade emergente na educação infantil, haja vista os contextos de desigualdade, injustiça, preconceito e discriminação a que são submetidos a maioria do povo brasileiro. Atentar para uma rica e sólida formação cultural na mais tenra idade pode ser uma excelente estratégia de educar pessoas para o exercício pleno de sua cidadania. Pelo seu potencial humanizador e formador, a experiência com a produção cultural possibilita o resgate de trajetórias e relatos, provoca a discussão de valores, crenças, e a reflexão crítica da cultura que produzimos e que nos produz.
2. PLURALIDADE CULTURAL E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR (Vagas esgotadas)
Facilitadores:
Prof. Ma. Efigênia Maria Dias Costa
Graduandos: Jefferson Silva de Barros e José Auremir Alves de Souza
A história da formação da sociedade brasileira esteve marcada por uma cultura de exploração, violência e desrespeito a muitas parcelas de população, como o/a negro/a, o/a índio/a, a mulher, a criança etc. Isso evidencia que o tratamento dado a essas populações não foi e ainda não é condizente com o respeito ao ser humano. Os direitos mais básicos dos seres humanos são violados, entre eles se destacam as questões de gênero, etnia, raça, religião; enfim, essa pluralidade e diversidade cultural que se encontra imersa a nação brasileira e que não aprendeu a viver com as diferenças. Daí a grande contribuição da escola em educar as pessoas para a convivência humana e solidária. Portanto, um desafio à gestão escolar, pelo papel que exerce no processo de liderança e proposta de educação que se propõe construir.
3. MEMÓRIA, VIVÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Facilitadores:
Prof. Dra. Luciene Chaves de Aquino
Graduanda: Josilene Rodrigues da Silva
Relação entre memória e história. Memória individual e coletiva. Articulação entre as lembranças do cotidiano escolar, formação docente e história local. Práticas de evocação da memória e construção da identidade individual e coletiva.
4. DISCUTINDO A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA LÚDICA COM AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS (Vagas esgotadas)
Facilitadores:
Profa. Ma. Maria Aparecida Valentim Afonso
Graduanda: Lidiane Oliveira da Silva
As múltiplas linguagens na educação infantil. A diversidade e a literatura. Diversidade e artes na prática do professor. Histórias que ajudam a lidar com a diversidade na sala de aula. Brincadeiras que promovem a interação com a diversidade.
5. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO
Facilitadores:
Prof. Dr. Jair Barbosa
Prof. Dr. Jair Barbosa
Profa. Ma. Jalmira Damasceno
Graduanda: Kaline Mateus
Ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir de gêneros textuais. Metodologias e estratégias do trabalho com textos diversos em sala de aula. Práticas de leitura, escrita e análise linguística a partir dos gêneros textuais.
6. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR (Vagas esgotadas)
Facilitadores:
Profa. Josilene Flora dos Santos
Graduandos: Jefferson Flora Santos de Araújo e Márcio Alison Santos da Silva
Fundamentos da Educação Ambiental; histórico da Educação Ambiental; educação Ambiental e currículo Escolar; educação Ambiental e interdisciplinaridade; propostas de atividades para trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar.
7. CONTAÇÃO E LEITURAS DE HISTÓRIAS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO (Vagas esgotada)
Facilitadores:
Profa. Ma. Rita Cristiana Barbosa
Graduanda: Bárbara Euzebio da Silva
Conceito de letramento; contar e ler histórias como práticas de letramento; sensibilização para a arte de ouvir e contar histórias; conselhos valiosos para ser um/a contador/a de histórias; a contação e a leitura como primeiro plano na sala de aula; propostas de atividades e projetos de contação e leitura de histórias.
8. Dança, cultura e diversidade: vivências, contextos e possibilidades em práticas escolares (Vagas esgotadas)
Facilitador:
Profº. Ms. Saimonton Tinôco da Silva
Nº de vagas: 20
Dança enquanto linguagem corporal e prática sociocultural. Dança, cultura e diversidade. Contextos e possibilidades de expressão corporal na escola. Metodologia Triangular para o Ensino de Arte. Noções técnicas de dança.
9. NOÇÕES DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR EM CRIANÇAS DE 1 A 12 ANOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (Vagas esgotadas)
Facilitadores:
Graduando Joab César Souza Campos
Graduando Marcelo Henrique Monteiro
Noções de atendimento pré-hospitalar em crianças de 1 a 12 anos para profissionais da Educação Infantil; Importância dos procedimentos de emergência em casos de acidentes e/ou em diferentes situações que possam ser vivenciadas no dia-a-dia escolar e não-escolar; Técnicas utilizadas nos protocolos de procedimentos; Prática destes procedimentos.
10. TRABALHANDO COM O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA (Vagas esgotadas)
Facilitador:
Prof. Me. Fábio de Sousa Dantas
O texto literário, segundo as contribuições formalistas, desautomatiza a linguagem, sugerindo, assim, a construção de sentidos que extrapolam os limites da realidade concreta, mas que, ao mesmo tempo, estabelece um estreito diálogo com esta. Desta forma, a literatura pode favorecer o desenvolvimento intelectivo do aprendente, na medida em que o coloca em contato com as representações sociais diversas, históricas e culturais. Discutiremos, através desta oficina, estratégias de leitura de textos literários, em prosa e/ou em versos, que auxiliam o trabalho do professor de Educação Básica, nas aulas de Língua Portuguesa.
11. DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: O DIREITO À DIFERENÇA (Vagas esgotadas)
Facilitadoras:
Profa. Dra. Maria Elizete Guimarães Carvalho (Coord. DFE/CE/UFPB; NCDH/UFPB)
Graduandas:
Maria das Graças da Cruz Barbosa
Luciana Teixeira Martins dos Santos
Priscylla do Nascimento Silva
Flávia Tavares Gomes
Auristela Rodrigues dos Santos
Ementa
Direito à diversidade, tomando como fundamento os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sensibilização para uma cultura da paz, do respeito e da solidariedade entre pessoas, grupos sociais, iguais e diferentes. Papel da escola e da sociedade no direito à diferença.
12. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO
Facilitadora: Profa. Ma. Francisca Alexandre de Lima