ATENÇÃO:
PRAZO PARA ENVIO DO TRABALHO COMPLETO ATÉ O DIA 27/11.
GT 01. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COORDENADORAS: PROFA. MA. MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO E PROFA. MA. EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | TÁSSIA REGINA AZEVEDO E SOUSA JÚLIO PEREIRA DA SILVA ELISÂNGELA OLIVEIRA SOUTO | COMUNICAÇÃO ORAL |
A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | TÁSSIA REGINA AZEVEDO E SOUSA JÚLIO PEREIRA DA SILVA ELISÂNGELA OLIVEIRA SOUTO | COMUNICAÇÃO ORAL |
REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA: A AUTOESTIMA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | ELISEUDA OLIVEIRA DAS NEVES ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O PAPEL DO DESENHO INFANTIL | ALYNE FERREIRA DA SILVA EFIGÊNIA CRISTINA DE SOUSA SILVA JONARA DJOUSE NASCIMENTO SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O DESENHO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA PARA APRENDIZAGEM | VALNIZE DA SILVA PEREIRA TAMIRES SILVA DE MOURA CRISTINA ELIZABETH ROMÃO DOS SANTOS JASMINY ELLANY ADELINO ROCHA ANA CELY ALVES DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
DIVERSIDADE NA ESCOLA: O GORDO E O NEGRO COMO SUJEITOS DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | EDIANA DA SILVA RAMOS JOSÉ LUIZ FERREIRA JANE DA SILVA BARBOSA | PÔSTER |
O DEBATE SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA- REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PEDAGOGO (A) NA EDUCAÇÃO INFANTIL | LUCIANA DE FÁTIMA BEZERRA PINTO BARROS | COMUNICAÇÃO ORAL |
JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | FRANCINALDA MARY DA SILVA OLIVEIRA JOSELMA RODRIGUES DA SILVA | PÔSTER |
SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS | ELIANE FARIAS MAIRLA SAMARA ODILON DA SILVA SANDRA MARA DE LIMA PESSOA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA CRECHE TIA GLAUCE NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB | MÁRCIO ALISON SANTOS DA SILVA JEFFERSON FLORA SANTOS DE ARAÚJO JOSILENE FLORA DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
O ESPAÇO EXTERNO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | SILMARA VENÂNCIO NOGUEIRA LEILANE KELLY SILVA LIMA DINIZ CAMILA ARAÚJO DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DAS NOÇÕES DE IDENTIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS ATIVOS | TATIANA DE OLIVEIRA LEITE BRUNA SONALY DINIZ BERNARDINO PÂMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
AS HISTÓRIAS QUE PODEM MUDAR A HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA: TRANSFORMANDO UMA PEQUENA CRIANÇA EM UM GRANDE LEITOR | CAMILA ARAÚJO DA SILVA LEILANE KELLY SILVA LIMA DINIZ HOZANA LIRA DA COSTA | COMUNICAÇÃO ORAL |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA BRINQUEDOTECA DO CAMPUS III: ESPANTO, CURIOSIDADE E BRINCADEIRAS | RAFAELA DA SILVA ARAÚJO MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO | COMUNICAÇÃO ORAL |
ANALISANDO O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | LEILANE KELLY SILVA LIMA DINIZ HOZANA LIRA DA COSTA SILMARA VENÂNCIO NOGUEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A INFLUÊNCIA DA PEDAGOGIA LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS | FERNANDA KELLY DE ANDRADE OLIVEIRA GLEICYELE CAMARA LONGUINHO SOARES JOSÉ LUIZ FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A AFETIVIDADE NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL | JOSICLEIDE CABRAL DA SILVA GUEDES ALINE COSTA DOS SANTOS CLAUDIANA DA SILVA JOSÉ LUIZ FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO EXTERNO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Mª JOSIELDA ARCANJO DE ANDRADE JOSILENE RODRIGUES DA SILVA Mª APARECIDA VALENTIM AFONSO | COMUNICAÇÃO ORAL |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA COM O MATERIAL DIDÁTICO PEÇAS RETANGULARES | JÚLIO PEREIRA DA SILVA ALINE DE CARVALHO OLIVEIRA MARÍTHIÇA FLAVIANA FLORENTINO DA SILVA | POSTER |
O ESPAÇO FÍSICO E A CRIANÇA PEQUENA: UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL | MARÍTHIÇA FLAVIANA FLORENTINO DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | RITA DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA NÁDIA JANE DE SOUSA MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
DIVERSIDADE CULTURAL COMO PARTE INTEGRANTE DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE – PARAÍBA | LARISSA EMILY WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS ELISÂNGELA JUSTINO | COMUNICAÇÃO ORAL |
A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÃO E REFLEXÃO | BÁRBARA EUSÉBIO DA SILVA MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO MARIA SANTANA DE LIMA DAISE KELLY ALVES DA SILVA | POSTER |
CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA | CÍNTIA CASSIELY GOMES SILVA KATIANA SOARES DOS SANTOS AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | KALINE MATEUS DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O BRINCAR COMO AÇÃO PEDAGOGICA: O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | JULIANA BANDEIRA DE O. FREITAS ROBERTA RODRIGUES FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | JOSEILMA SOUTO OLIVEIRA RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO VANESSA CASTRO LIMÃO AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
OBSERVAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PRIVADA DA GRANDE NATAL/RN | MIRLÂNDIA MENDES DE VASCONCELOS ANNE NAJARA MATIAS DOS SANTOS ANGELINE DE CARVALHO ALEXANDRIA ARAÚJO | PÔSTER |
DESCOBRINDO A MAGIA DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DE FÁBULAS | BÁRBARA EUSÉBIO DA SILVA BRUNA SAMARA DOS SANTOS NUNES RITA CRISTIANA BARBOSA | POSTER |
EXPLORANDO O MATERIAL DIDÁTICO CAIXAS COLORIDAS: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINA GRANDE | ALINE DE CARVALHO OLIVEIRA DAYANA MACEDO DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ LUIZ FERREIRA | POSTER |
DESCOBRINDO O MUNDO ENCANTADO ATRAVÉS DAS PALAVRAS | BÁRBARA EUSÉBIO DA SILVA MARINEUZA BARBOSA DA SILVA MAGNA COELLY PEDRO DA SILVA MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO | COMUNICAÇÃO ORAL |
A ORGANIZAÇÃO DE CANTINHOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE, CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO | LIDIANE OLIVEIRA DA SILVA MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO | COMUNICAÇÃO ORAL |
AS NOVAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DA PONTE | MAÍRA AMARAL DIAS | COMUNICAÇÃO ORAL |
CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA ACERCA DO DIREITO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | JANETE MARCOLINO DE MELO VALDELY DIAS DE ARAÚJO BARBOSA | COMUNICAÇÃO ORAL |
CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA FORMA DIVERTIDA DE ABORDAR A DIVERSIDADE E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. | ELCIONE FERNANDES DOS SANTOS MARIA EUTÁLIA RIBEIRO CAVALCANTE MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO | COMUNICAÇÃO ORAL |
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO NA ESCOLA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE | JEFFERSON SILVA DE BARROS SANTOS EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE | NÁDIA JANE DE SOUSA RITA DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
O PROCESSO AVALIATIVO DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ANA LÚCIA DE SOUSA EDNILDON RAMALHO FIDELES JÚNIOR | COMUNICAÇÃO ORAL |
O BRINCAR E O JOGAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIA DIFERENTE COM AS CRIANÇAS NA UEI DA UFCG | GLAUCY KELLY BALBINO DE SOUZA JOSICLEIDE CABRAL DA SILVA GUEDES CLAUDIANA DA SILVA JOSÉ LUIZ FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
POR UMA PRÁTICA DOCENTE ANCORADA EM HÁBITOS SAUDÁVEIS NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA | ANA CLÁUDIA CUNHA D’ASSUNÇÃO EDNILDON RAMALHO FIDELES JÚNIOR GEORGINA ALVES DA FONSECA | COMUNICAÇÃO ORAL |
UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DURANTE A RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | MARIZETE ALCÂNTARA DE ARANDAS SAMARA CAVALCANTI DA SILVA MARIA JAQUELINE PAES DE CARVALHO | PÔSTER |
O BRINCAR COMO AÇÃO PEDAGÓGICA: O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | JULIANA BANDEIRA DE O. FREITAS ROBERTA RODRIGUES FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES | JANDIMARA CRISTINA PAULINO DA SILVA MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO | COMUNICAÇÃO ORAL |
CRIANÇA, INFÂNCIA E RELATOS ORAIS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOBRE O BRINCAR | EDILMA DA SILVA RODRIGUES JEFFERSON SILVA DE BARROS SANTOS CÍCERA GEANE DA COSTA SOUTO EDILENE MARIA DA SILVA SOARES MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO JOSÉ AUREMIR ALVES DE SOUZA | COMUNICAÇÃO ORAL |
ANALISANDO O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA CRECHE À PRÉ- ESCOLA | YARA TALITA CAMILO DE MOURA ERICA DAYANNE PINHEIRO DIAS JÉSSICA SAMARA SOARES DA SILVA Mª APARECIDA VALENTIM AFONSO YANNA LUIZA DO N. RODRIGUES PATRÍCIA REGINA ARAÚJO GOMES SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPORTÂNCIA DO “BRINCAR” NA EDUCAÇÃO INFANTIL | LÚCIA DE FÁTIMA SILVA DO AMARAL HÉRCULES DE VASCONCELOS MORENO | PÔSTER |
GT 02. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
COORDENADORES: PROFA. DRA. GERALDA MACEDO; PROF. DR. JAIR BARBOSA DA SILVA; PROF. ME. GABRIEL MEDEIROS DE LIMA.
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
CARTA PESSOAL E SUAS RELAÇÕES SOCIAS: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA | ELIZABETE SOARES PRISCILLA DANTAS PEREIRA VANUSA VALENTIN MARIA DE FÁTIMA ALVES | COMUNICAÇÃO ORAL |
A LEITURA NO RESGATE DAS CANTIGAS DE RODA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | CLAUDIANA DA SILVA JOSICLEIDE CABRAL DA SILVA GUEDES GLAUCY KELLY BALBINO DE SOUZA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A RELEVANCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA SALA DE LEITURA NA CRECHE | MAIRLA SAMARA ODILON DA SILVA ELIANE FARIAS AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | GABRIELA MARIA DOS SANTOS POLLYANA MARIA BEZERRA ALVES | COMUNICAÇÃO ORAL |
HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O CURRÍCULO ESCOLAR ENRIQUECENDO A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA | SILVANA SANTANA DE ANDRADE | PÔSTER |
AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PIBID-PEDAGOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL JUVENAL LAMARTINE – NATAL/RN | ELANE KARINE MEDEIROS DA SILVA GABRIELLA PEREIRA DO NASCIMENTO ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE | PÔSTER |
SABERES INTERGERACIONAIS NA ESCOLA: RELEITURA DO MUNDO E REESCRITA DA PALAVRA | ZELIA M. ARRUDA DE A. SANTIAGO SILVANA ELOISA DA SILVA RIBEIROTAIANARA C. RATIS SANTIGO | COMUNICAÇÃO ORAL |
PROFESSOR: UM MEDIADOR EFICIENTE NO APRENDIZADO DA NORMA ORTOGRÁFICA | CLEMÍDIA TAVARES DOS SANTOS INÁCIA ÉRICA FARIAS SOBRAL CORLETT MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS | COMUNICAÇÃO ORAL |
PRÁTICAS DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS | ÉRIKA BARBOSA SANTOS CARLA PRISCILA GONÇALVES CESÁRIO JANATHAN RONYERE DA SILVA PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO | COMUNICAÇÃO ORAL |
LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: A ABORDAGEM DO ORIENTADOR EDUCACIONAL | ELIANE GUIMARÃES DA SILVA OLIVEIRA GEYSA DE SOUSA LUCENA NAJARA SULAMITA DE ASSIS BATISTA | COMUNICAÇÃO ORAL |
LITERATURA E ENSINO: A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | EDILMA DA SILVA RODRIGUES JEFFERSON SILVA DE BARROS SANTOS JALMIRA LINHARES DAMASCENO | POSTER |
LENDO E FORMANDO LEITORES: PRÁTICA DE LETRAMENTO COM DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CCHSA/UFPB | RITA CRISTIANA BARBOSA LIDIANE OLIVEIRA DA SILVA AMANDA LITUANA BELO DE GÓIS FRANCIENE PEREIRA DOS SANTOS GILMARA HENRIQUE DA SILVA LÚCIA DE FÁTIMA SILVA DO AMARAL MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA FERREIRA PAULA PATRÍCIA DA SILVA GOMES | POSTER |
GÊNERO TEXTUAL POEMA: DESPERTANDO A CURIOSIDADE DO LEITOR DA ESCOLA XAVIER JÚNIOR | YANNA LUIZA DO NASCIMENTO RODRIGUES MARIA JOSIELDA ARCANJO DE ANDRADE YARA TALITA CAMILO DE MOURA JALMIRA LINHARES DAMASCENO | COMUNICAÇÃO ORAL |
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PIBID PEDAGOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL JUVENAL LAMARTINE - NATAL/RN | ANA ROSA RODRIGUES DO VALE MIRLÂNDIA MENDES DE VASCONCELOS ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
BÁRBARA EUSÉBIO DA SILVA BRUNA SAMARA DOS SANTOS NUNES RITA CRISTIANA BARBOSA | POSTER | |
CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA NA ESCOLA DO CAMPO | EDILMA DA SILVA RODRIGUES JEFFERSON SILVA DE BARROS SANTOS CÍCERA GEANE DA COSTA SOUTO EDILENE MARIA DA SILVA SOARES JOSÉ AUREMIR ALVES DE SOUZA AIENE REBOUÇAS | POSTER |
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A LEITURA NA CRECHE | ERIKA DE ALMEIDA FERREIRA JESSIKALAYNE SILVA BEZERRA LILIANE VICENTE DIAS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS MODERNOS PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS | VANUSA VALENTIM DA SILVA ELIZABETH SOARES AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA EJA | LUCIEL FERREIRA DOS SANTOS | COMUNICAÇAO ORAL |
HISTÓRIA EM QUADRINHO NO PROCESSO DE LETRAMENTO: UM GENERO EM DISCUSSÃO | NIVIA KALIANA DA SILVA COSTA ROSA DE SOUZA NETA | PÔSTER |
GT 03. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
COORDENADORES: PROF. DR. EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA E PROFA. MA. JALMIRA LINHARES DAMASCENO
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
O OLHAR NA PRÁXIS PEDAGÓGICA DA ESCOLA: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | FLÁVIO MUNIZ CHAVES ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM JOSÉ EDNALDO GOMES GUIMARÃES | COMUNICAÇÃO ORAL |
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA APOIO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO PROJOVEM ADOLESCENTE SOLÂNEA-PB | ANGÉLICA FERREIRA DA COSTA EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA | PÔSTER |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO DE ALUNOS DO EJA EM ESCOLAS DO MUNICIPIO DE BANANEIRAS/PB | JORDANE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE VICTOR HUGO SANTOS DE ASSIS EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA | PÔSTER |
A PRÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA | PATRÍCIA DO PATROCÍNIO DIAS DA SILVA MARIA DENISE PEREIRA DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRINHO-PB: UM ESTUDO DE CASO | NAJARA SULAMITA ASSIS BATISTA GEYSA DE SOUSA LUCENA ELIANE GUIMARÃES DA SILVA OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: PELO DIREITO DE LER E ESCREVER | ERIKA DE ALMEIDA FERREIRA JESSIKA LAYNE SILVA BEZERRA LILIANE VICENTE DIAS | COMUNICAÇÃO ORAL |
EJA: RESGATE DE UM DIREITO NEGADO | PÂMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA JÉSSICA RODRIGUES DE QUEIROZ MERYGLAUCIA SILVA AZEVEDO TATIANA DE OLIVEIRA LEITE | COMUNICAÇÃO ORAL |
O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO PROEJA EM CAMPINA GRANDE, PB | MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS CARLOS KLEBER SOBRAL CORLETT MARIA JOSÉ BEZERRA AIRES | COMUNICAÇÃO ORAL |
POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EJA: ATRIBUIÇÕES JURÍDICO-LEGAIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO | ASSIS SOUZA DE MOURA | COMUNICAÇÃO ORAL |
AS PRATICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE GUARABIRA | LÚCIA DE FÁTIMA VASCONCELOS SOUZA ABIACI FIGUEIRÊDO LUCILEIA CRUZ | PÔSTER |
PROJOVEM CAMPO (SABERES DA TERRA) E A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA | IARA NELI NÓBREGA DA SILVA PALITOT JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
TRABALHANDO A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO | EDMILSON PEREIRA DA COSTA; EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 04. PRATICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
O CORDEL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA DO CAMPO | JOSÉ GEDILSON HENRIQUE FERREIRA TOBIAS DA SILVA PINTO JOSINALDO URSULINO NEVES. | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COM BASES NOS PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS: TRABALHANDO NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS FILHOS DE AGRICULTORES NO CURIMATAÚ PARAIBANO. | RAYANA VANESSA ALVES SILVA MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA FERREIRA LUCAS KENNEDY SILVA LIMA. | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO LÚDICA: PLANTANDO E COLHENDO SABERES | IZONAIDE MACENA MAGNA COELLY PEDRO DA SILVA EFIGÊNIA MARIA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA ( LEI 10639/03): UMA PERSPECTIVA POSITIVA DE FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. | CAMILA ALMEIDA DE ARAÚJO DIANA DEYSE DO NASCIMENTO SOUZA RAYSSA MARIA TIBÚRCIO DE BRITO SURYA AARONOVIVH POMBO DE BARROS | COMUNICAÇÃO ORAL |
PROGRAMA ESCOLA ATIVA : RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA SABER DA CULTURA DO ALUNO E DA COMUNIDADE. | JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA IARA NELE NÓBREGA DA SILVA PALITOT | COMUNICAÇÃO ORAL |
HORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, FONTE DE RENDA E SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR | TOBIAS DA SILVA PINTO JOSÉ GEDILSON HENRIQUE FERREIRA ADEMIR GUILHERME DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: MEMÓRIAS DISCENTES DE MARIA JOSÉ DA SILVA, NO SÍTIO LAGOA MARCOS (1967-1971) | CÉZAR JOSÉ DA SILVA MARIA DNALDA | COMUNICAÇÃO ORAL |
GESTÃO NA ESCOLA DO CAMPO: O OLHAR DE SEUS SUJEITOS EM FOCO | ANA CLÁUDIA OLIVEIRA DAS NEVES FÁBIO ARCANJO DA SILVA WAGNER ALEXANDRE COSTA SILVA FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA | COMUNICAÇÃO ORAL |
SOCIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DO BIOFERTILIZANTE COM CRIANÇAS FILHOS DE AGRICULTORES FAMILIARES COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL | JULIANA FERREIRA DE FRANÇA RAYANA VANESSA ALVES SILVA LUCAS KENNEDY SILVA LIMA | COMUNICAÇÃO ORAL |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DO CAMPO | SAMARA MARQUES DIAS ALVES JOSÉ LUIZ FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 05. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
COORDENADORAS: PROFA. MA. FABRÍCIA SOUSA MONTENEGRO E JAQUELINE POLIANE
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
O PAPEL DO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO HÁBITO DA LEITURA | DE PONTES CALISTO EVELIN CAROLYNE DE FRANÇA LINS | PÔSTER |
A DIÁSPORA AFRICANA E A LEI 10639/03 | ADILSON BEZERRA DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: UMA EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ALINE COSTA DOS SANTOS GLAUCY BALBINO DE SOUZA | COMUNICAÇÃO ORAL |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM FOCO NA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA | DAYANA MACÊDO DO ESPÍRITO SANTO ALINE DE CARVALHO OLIVEIRA MAIRLA SAMARA ODILON DA SILVA AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
UM BREVE RELATO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | ANA CAROLINA PONTES TAVARES | PÔSTER |
DISCURSOS SOBRE OS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO RELIGIOSO – ENTRECRUZANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA PRÁTICA AOS CONHECIMENTOS DA FORMAÇÃO | EDNA LIMA DA SILVA ARACELI SOBREIRA BENEVIDES | COMUNICAÇÃO ORAL |
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL EM CURSOS DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA | JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAÚJO IÊDA LICURGO GURGEL FERNANDES | COMUNICAÇÃO ORAL |
PROFESSORAS E SUAS PRÁTICAS: HISTÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO EM ZUMBI – ALAGOA GRANDE – PB | MARIA JOSÉ BEZERRA AIRES CARLOS KLEBER SOBRAL CORLETT INÁCIA ÉRICA DE FARIAS SOBRAL CORLETT | COMUNICAÇÃO ORAL |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. | VALDELY DIAS DE ARAÚJO BARBOSA JANETE MARCOLINO DE MELO | COMUNICAÇÃO ORAL |
SABERES DAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO RELIGIOSO – O QUE PERTENCE AO MUNDO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE ESTÁ PRESENTE NO DIZER DA PRÁTICA | WALTER MARCÍLIO LEITE DA SILVA ARACELI SOBREIRA BENEVIDES | COMUNICAÇÃO ORAL |
REFLETINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. | JORGE LUIS UMBELINO DE SOUSA | COMUNICAÇÃO ORAL |
FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. | MARIA ANACELI DE ALMEIDA PRAZERES JAQUELINE DE ARAÚJO SILVA JAQUELINE POLIANE COSTA DE SOUSA | COMUNICAÇÃO ORAL |
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RESPEITO ÀS DIVERSIDADE | MARIA LUIZA DOS SANTOS ANTONIO BALBINO NETO | COMUNICAÇÃO ORAL |
SABERES DOCENTES: DIALOGANDO SOBRE, CURRÍCULO, PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE | ROBERLANDIA ARAÚJO DE SOUSA | COMUNICAÇÃO ORAL |
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES DOCENTES. | NÉSTOR RAÚL GONZÁLEZ GUTIÉRREZ JOSÉ FLÁVIO DA PAZ | COMUNICAÇÃO ORAL |
QUESTÕES IMPERTINENTES SOBRE A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | FLAVIANA DE FARIAS LIMA THAISY KELLY ANCELMO DE OLIVEIRA JOSÉ LUÍZ FERREIRA | PÔSTER |
REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA | MICHERLANE SOARES TARGINO | COMUNICAÇÃO ORAL |
LEI 10.639/03: OBRIGATORIEDADE DO ENSINO E HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: AFIRMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DOS AFRODESCENDENTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS | CARLA LIEGE RODRIGUES PIMENTA MARIA EMANUELA DE OLIVEIRA CRUZ CRISTIANE MARIA NEPOMUCENO | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 06. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM EDUCAÇÃO, LITERATURA E ARTE
COORDENADORES: PROF. ME. FÁBIO DE SOUSA DANTAS E PROFA. DRA. VERÔNICA DE FÁTIMA GOMES DE MOURA
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
A CRIANÇA NAS ESFERAS HISTÓRICA, SOCIAL E POLÍTICA E O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E BONS LEITORES | MERYGLAUCIA SILVA AZEVEDO JÉSSICA RODRIGUES DE QUEIROZ JULIANA VASCONCELOS DE ANDRADE AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
A CAPOEIRA NA CIDADE DE DONA INÊS/PB, ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS DO GRUPO “CAPOEIRA ESPORTE BRASIL” | MARIA LUCI LIMA SANTANA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO – JUVENIL PARA DESCONSTRUIR A IMAGEM NEGATIVA DO NEGRO | SARA SANTOS DE SOUZA PAULA MARTINIANO RODRIGUES CLAUDIENE DOS SANTOS LIMA IVONILDES DA SILVA FONSECA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE | MARINA BATISTA DE MORAES ROSELE RAFAEL DA SILVA SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A UTILIZAÇÃO DO MOSAICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES E AÇOES PEDAGÓGICAS | ANA CLÁUDIA CUNHA D’ASSUNÇÃO EDNILDON RAMALHO FIDELIS JÚNIOR | COMUNICAÇÃO ORAL |
A ARTE DO MARACATU, NO GRUPO MARACAGRANDE: TESSITURAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA AFROBRASILEIRA | ANA PAULA GOMES IONATH IAMARA SILVA PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO | COMUNICAÇÃO ORAL |
A LITERATURA INFANTIL E A DIVERSIDADE: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | KÉZIA SILVA COSTA MARIANA OLINTO NONATO AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
INCENTIVO A LEITURA E A PRODUÇÃO DE POEMAS NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DO CCHSA-UFPB | JOELMA FARIAS VIEIRA DE JESUS BRUNA SAMARA DOS SANTOS NUNES BÁRBARA EUSÉBIO DA SILVA VERÔNICA DE FÁTIMA GOMES DE MOURA | PÔSTER |
CINEMA E LITERATURA INFANTIL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL EM PROL DAS DISCUSSÕES DA DIVERSIDADE RACIAL NAS ESCOLAS | DIANA DAYSE DO NASCIMENTO RAYSSA MARIA TIBÚRCIO CAMILA ALMEIDA SURYA POMBO DE BARROS. | COMUNICAÇÃO ORAL |
PROPOSTA DE ENSINO E LEITURA DE UM LIVRO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS, CRÍTICOS E REFLEXIVOS | PÂMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA TATIANA DE OLIVEIRA LEITE FABÍOLA CORDEIRO DE VASCONCELOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
O FAZER ARTÍSTICO: ARTES VISUAIS, DESENHOS E LINGUAGEM | JASMINY ELLANY ADELINO ROCHA YANNA LUZIA DO N. RODRIGUES | PÔSTER |
O USO DA LITERATURA DE CORDEL COMO OBJETO DE INCENTIVO À LEITURA À ESCRITA, E AO RESGATE DA CULTURA POPULAR. | WALKLEBER DOS SANTOS PEREIRA JOSÉ GEDILSON HENRIQUE FERREIRA GENILSON BARBOSA DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
PRÁTICA EDUCATIVA: REFLETINDO SOBRE O PAPEL DA ARTE E MASSINHA DE MODELAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | SAMARA TAVARES BATISTA AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
O CONTO CONTADO POR ESTUDANTES | THYAGO BRAZ DANTAS DA SILVA CRISTINA ELIZABETH ROMÃO DOS SANTOS | PÔSTER |
REPRESENTAÇÃO DOS MANGAS E QUADRINHOS NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS | JOSÉ NELSON DE AZEVEDO SILVA JUNIOR JANAINA CAMELO DE LIMA KELLY DE LIMA AZEVEDO | PÔSTER |
A FALTA DE BASE QUE PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LITERATURA | JANIELLY SOARES RAMOS LUCILÉIA SENIOR DE LIMA RENATO DA SILVA OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
CORES, FORMAS E TEXTURAS: A EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSIFICADOS NA PRODUÇÃO DE IMAGEM | CAMILA ARAÚJO DA SILVA HOZANA LIRA DA COSTA LEILANE KELLY SILVA LIMA DINIZ JÉSSICA SAMARA SOARES DA SILVA JALMIRA DAMASCENO | PÔSTER |
A CAPOEIRA HERANÇA AFRO-BRASILEIRA: FORMA LÚDICA DE ENSINAR NAS ESCOLAS | ADEILSON PAULINO DE BARROS CARLA LIEGE RODRIGUES PIMENTA SEBASTIÁN SÁNCHEZ MARTIN | PÔSTER |
LITERATURA INFANTIL: ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO | MARIANE GABRIELA SENA DE SOUZA AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE CLEONEIDE GONÇALVES DE SOUZA | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 07. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORES: PROFA. MA. ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES E PROFA. MA. AIENE FERNANDES REBOUÇAS
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
POLÍTICA DE CURRÍCULO NA DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | SAMARA MARIA DE OLIVEIRA LEMOS KALIANE DE ALMEIDA FELIPE | COMUNICAÇÃO ORAL |
UMA ANALOGIA ENTRE AS POSSIBILIDADES EM EDUCAÇÃO AOS AGRICULTORES PERANTE O SISTEMA ATUAL | CONCEIÇÃO CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS JOSÉ VINICIUS DO NASCIMENTO SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: UMA PROPOSTA DE VALORES PARA PRÁTICAS CULTURAIS NA ESCOLA (VIVÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA GERLÂNIA MARIA DA SILVA DE GURINHÉM-PB | ELISÂNGELA JUSTINO WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS LARISSA EMILY EUGÊNCIA LÚCIA DOS SANTOS NUNES | COMUNICAÇÃO ORAL |
ESCOLA, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS SÓCIO-EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS ILÍCITAS, ESPECIFICAMENTE O CRACK, ENTRE ESTUDANTES | CLAUDIANE MOREIRA DA SILVA HAMONNY ÂNGELA DE MACÊDO LÊTICIA CAMPOS DAS CHAGAS | COMUNICAÇÃO ORAL |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA ESCOLA MUNICIPAL FERREIRA ITAJUBÁ, NATAL/RN | LORENA BARBALHO XAVIER DE MELO BEATRIZ ALVES DOS SANTOS GEILZA DA SILVA FERNANDES MAGNA FRANÇA | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SOLÂNEA. | LINDALVA REGINA DA NÓBREGA VALE | COMUNICAÇÃO ORAL |
ESCOLA, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS SÓCIO-EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS ILÍCITAS, ESPECIFICAMENTE O CRACK, ENTRE ESTUDANTES | CLAUDIANE MOREIRA DA SILVA HAMONNY ÂNGELA DE MACÊDO LÊTICIA CAMPOS DAS CHAGAS | COMUNICAÇÃO ORAL |
AVALIAR PARA ENSINAR, NÃO PARA DAR NOTA | CAMILA GIUSSELEN ARCANJO FELIX DE LIMA DAISE KELLY ALVES DA SILVA ISRAIANE ALVES DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O TRABALHO DO GESTOR EM UMA ESCOLA DA REDEMUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE | SANDRA MARA DE LIMA PESSOA ELIANE NASCIMENTO DE FARIAS MELÂNIA MENDONÇARODRIGUES | COMUNICAÇÃO ORAL |
IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO NO ESPAÇO DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: ENTRE CONFLITOS E TENSÕES | FRANCISCO MELQUIADES FALCÃO LEAL ARACELI SOBREIRA BENEVIDES | COMUNICAÇÃO ORAL |
PROJETO VIVO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA QUE DAR CERTO | MARIA DENISE PEREIRA DA SILVA PATRÍCIA DO PATROCINIO DIAS DA SILVA FRANCIENE LIMA DA ROCHA OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROPOSTA CURRICULAR: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS | JAQUELINE POLIANE COSTA DE SOUSA | COMUNICAÇÃO ORAL |
DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: PROPOSTA SÓCIO EDUCATIVA PARA INSERÇÃO DE JOVENS DE ORIGEM POPULAR AS UNIVERSIDADE PARAIBANAS | JOSÉ NIKÁCIO JUNIOR LOPES VIEIRA CLEANE MARCELINO DE SOUZA ROBERYA VIANA DE BARROS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A PRÁTICA DA CIDADANIA NO PROJETO ÓLEO VEGETAL: MALES E PREJUÍZOS AO SER HUMANO E AO MEIO AMBIENTE | FRANCIENE LIMA DA ROCHA OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
FAMÍLIA E ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DESSA RELAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM MANUEL PALMEIRA DA ROCHA, ESPERANÇA-PB. | CARLOS KLEBER SOBRAL CORLETT INÁCIA ÉRICA DE FARIAS SOBRAL CORLETT CLEMÍDIA TAVARES DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
DIREITOS HUMANOS E CURRÍCULO: TRABALHANDO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR O RESPEITO E A TOLERÂNCIA AS DIVERSIDADES NA ESCOLA NORMAL DE BANANEIRAS | AMANDA LITUANA BELO DE GÓIS FABRICIA SOUZA MONTENEGRO | COMUNICAÇÃO ORAL |
EXPERIENCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA | ELAINE TAYSE DE SOUSA JANAINA DANTAS DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
BRASIL ALFABETIZADO E MAIS EDUCAÇÃO: SEUS DILEMAS E IMPLICAÇÕES | LAÍS VENACIO DE MELO MICAELLE RIBEIRO DO NASCIMENTO | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NO ENSINO FUNDAMENTAL I: HÁ INCLUSÃO DA HISTÓRIA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR? | MARIA SELMA TEOTÔNIO DE OLIVEIRA JUBERLANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A RELAÇÃO SEXAGESIMAL ENTRE AS UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO, SEGUNDO, MINUTO E HORA | ROSALINA EMÍLIA GUEIROS DE BARROS HELOISA FLORA BRASIL NÓBREGA BASTOS | PÔSTER |
HOMOSSEXUALIDADE E CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO EDUCACIONAL PARA PRÁTICAS TRANSFORMADORAS | JUBERLANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS MARIA SELMA TEOTÔNIO DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIENCIAS | CRESO MENESES VIEIRA DA MOTA JANAINA CAMELO DE LIMA | POSTER |
PROPOSTAS CURRICULARES RELACIONADAS ÀS CULTURAS LOCAIS DO MUNICIPIO DE REMIGIO/PB | NIVIA KALIANA DA SILVA COSTA ROSA DE SOUZA NETA | PÔSTER |
EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS ENFRENTADOS EM UMA GESTÃO ESCOLAR | SAMARA MARQUES DIAS ALVES SAMARA TAVARES BATISTA AURÍLIA COUTINHO BESERRA DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 08. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
COORDENADORES: PROFA. DRA. NILVÂNIA SANTOS SILVA E PROF. ME. SAIMONTON TINÔCO DA SILVA.
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO | ||
|
| |||
|
| |||
A IMPORTÂNCIA DA ÁUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | LENY FERREIRA DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL | ||
O OLHAR DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE SOBRE OS EDUCANDOS COM SÍNDROME DE DOWN, NO CONTEXTO DE SALA DE AULA, DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA-PB | LIDIANE NAYARA NASCIMENTO DOS SANTOS MARIA GÉSSICA ROMÃO DA SILVA TATIANNE DA CONCEIÇÃO FERREIRA | COMUNICAÇÃO ORAL | ||
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS | ANTONIA KÁTIA SOARES MACIEL LILIANNE MOREIRA DANTAS | COMUNICAÇÃO ORAL | ||
UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO COMO FORMA DE ASSEGURAR O DIREITO À EDUCAÇÃO: CELEBRANDO A DIVERSIDADE, INCLUINDO AS DIFERENÇAS | WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS LARISSA EMILY DE OLIVEIRA ELISANGELA JUSTINO | COMUNICAÇÃO ORAL | ||
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE A INSERÇÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR | JACIANE DA SILVA RODRIGUES ANDRÉ HENRIQUE DAMIÃO DE FIGUEIREDO | COMUNICAÇÃO ORAL |
PRÁTICAS INCLUSIVAS: GARANTIA DO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA | CLAUDIANE DOS SANTOS VASCONCELOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | ANTONIO BALBINO NETO | COMUNICAÇÃO ORAL |
INCLUSÃO ATRAVÉS DA ARTE: O CASO DO RODA VIDA CIA DE DANÇA E DO GIRA DANÇA | GIRLANE MARTINS MACHADO DANYELLE OLIVEIRA DA SILVA |
ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | LILIANNE MOREIRA DANTAS ANTONIA KÁTIA SOARES MACIEL | |
GT 09. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COORDENADORES: PROF. ME. ROGÉRIO ALVES DE PAIVA E PROF. ME. BRENO
PROJETO “VERDE QUE TE QUERO VER” – UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | ANDRÉ MAURÍCIO DE OLIVEIRA ABRANTES MARCELO GALASSI PARANHOS JOSÉ VINICIUS DO NASCIMENTO SILVA | ? | |
MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS URBANAS NO SENTIDO DE PROMOVER A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DA BAÍA DA TRAIÇÃO-PB | HELOISA MELO DE ALMEIDA IVONALDO NERES LEITE | PÔSTER | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ECOSSISTEMA MANGUEZAL: CONECTANDO A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE A CONCEITOS ECOLÓGICOS FUNDAMENTAIS | CHRISTINNE COSTA ELOY ISABELA FERNANDA CÉZAR DOS SANTOS SILVIA SANDRINE ALEXANDRIA DA PIA | ? | |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE | JOSÉ IZAEL FERNANDES DA PAZ | ? | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DO CAMPO COM CRIANÇAS DO 4° ANO NO MUNÍCIPIO DE RIACHÃO-PB | ADAILZA GUILHERME DA SILVA ALIAN CÁSSIO PEREIRA CAVALCANTE MARIA JOSÉ RAMOS DA SILVA | PÔSTER | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOPEDAGOGIA & ARTES CONTEMPORÂNEAS NO ESPAÇO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA | JOSÉ FLÁVIO DA PAZ | COMUNICAÇÃO ORAL | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES E REALIZAÇÕES PARA SEU DESENVOLVIMENTO | KELLY DE LIMA AZEVEDO CLEVERTON ANDERSON DUARTE SILVA JOSÉ NELSON DE AZEVEDO SILVA JÚNIOR | PÔSTER | |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NA APRENDIZAGEM: CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE A FLORA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA | MARIA JANICLEIDE DOS SANTOS SILVA JEOMARA SALES SEVERO | ? | |
EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS SURDAS: UMA REFLEXÃO EDUCATIVA NA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE | ADRIANA SANTOS DE SOUZA ELIANE MARIA FERREIRA LIMA | COMUNICAÇÃO ORAL | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | SILVANA ELOISA DA SILVA RIBEIRO ZÉLIA MARIA DE ARRUDA SANTIAGO | ? | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PERCEPÇÃO DOCENTE NAS CIDADES DE MAMANGUAPE E RIO TINTO-PB | FABRICIA TEODOSIO DOS SANTOS | ? | |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: A PRÁTICA DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | JEFFERSON FLORA SANTOS DE ARAÚJO MÁRCIO ALISON SANTOS DA SILVA JOSILENE FLORA DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL | |
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ANNE NAJARA MATIAS DOS SANTOS ANGELINE DE C. ALEXANDRIA ARAÚJO CAMILA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA | PÔSTER | |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE DIZ OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | ANDRÉ HENRIQUE DAMIÃO DE FIGUEIREDO JACIANE DA SILVA RODRIGUES | COMUNICAÇÃO ORAL | |
A CONTRIBUIÇÃO DOS QUINTAIS RURAIS NO PROCESSO EDUCATIVO | MÁRCIA ARAUJO DOS SANTOS MARIA DENISE PEREIRA DA LUCIMARA PEREIRA DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 10. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
COORDENADORES: PROFA. DRA. LUCIENE CHAVES DE AQUINO E PROFA. MA. VIVIAN GALDINO DE ANDRADE
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
A HISTÓRIA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | FRANCISCO DANIEL DE P. SILVA MARIA BETÂNIA F. VASCONCELOS LAURA DOURADO LOULA | COMUNICAÇÃO ORAL |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO CAMPO | ANDRÉIA MARIA DE BRITO LEAL JOSENILDO MARQUES DA SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: O SURGIMENTO DAS ESCOLAS NORMAIS | LUCIENE CHAVES DE AQUINO | COMUNICAÇÃO ORAL |
PRECONCEITO RACIAL NAS ESCOLAS: UMA FORMA DE EXCLUSÃO | RENATO DA SILVA OLIVEIRA LUCILÉIA SÊNIOR DE LIMA JANIELLY SOARES RAMOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A CULTURA AFRICANA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS | ALINE FERREIRA DE MACEDO SILVA | COMUNICAÇÃO ORAL |
ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: CONTEXTO HISTÓRICO, IDENTIDADE E CRISE DE PARADIGMAS | ADEMIR GUILHERME DE OLIVEIRA MARIA JANICE LOPES DE OLIVEIRA POLLYANNA LOPES OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO | LUCILÉIA SÊNIOR DE LIMA | COMUNICAÇÃO ORAL |
LEMBRANÇAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CAMINHO PARA COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DA ALAFABETIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS | JOSILENE RODRIGUES DA SILVA JALMIRA DAMASCENO | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 11. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO
COORDENADORES: PROFA. MA. RITA CRISTIANA BARBOSA E PROF. ME. DIOGO FERNANDES DA SILVA
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
GILMAR BATISTA DA SILVA MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA MARIA DAIANE CELESTINE DA SILVA BATISTA. | COMUNICAÇÃO ORAL | |
APRENDER EM PAZ: EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA | ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES DAISE KELLY ALVES DA SILVA ISRAIANE ALVES DA SILVA RITA CRISTIANA BARBOSA. | COMUNICAÇÃO ORAL |
INSERÇÃO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL | EDNILDON RAMALHO FIDELES JÚNIOR ANA LÚCIA DE SOUSA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL NA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS | ALINE COSTA DOS SANTOS CLEONEIDE GONÇALVES DE SOUZA MARIANE GABRIELA SENA DE SOUZA. | COMUNICAÇÃO ORAL |
O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO E OS NOVOS DESAFIOS DA PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA | MARIA MARCÍLIA SOARES VALÉRIO RUBÊNIA LOPES DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
PEDAGOGIA DA MÍDIA: OS DESENHOS ANIMADOS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA | KARLA HELOISA ALBUQUERQUE ALVES MICAELLE RIBEIRO DO NASCIMENTO LAÍS VENÂNCIO DE MELO | COMUNICAÇÃO ORAL |
O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS TECNOLOGIAS: O DESAFIO DA PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS | MARIA MARCÍLIA SOARES VALÉRIO RUBÊNIA LOPES DE OLIVEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
BLOG: PRÁTICA EDUCATIVA NA CONTEMPORANEIDADE | PATRÍCIA FERNANDA SOUZA VASCONCELOS KELLY DEISE MACEDO DE ARAÚJO | COMUNICAÇÃO ORAL |
IMAGEM E MÍDIA AUDIOVISUAL EM DEBATE | ANGÉLICA FERREIRA DA COSTA EVELIN CAROLYNE DE FRANÇA VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 12. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E EDUCAÇÃO, TRABALHO E GÊNERO
COORDENADORES: PROFA. MA. VIVIAN GALDINO DE ANDRADE, PROFA. MA. FABRÍCIA SOUSA MONTENEGRO E PROF. ME. DIOGO FERNANDES DA SILVA
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
REFLETINDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO VÍDEO “UMA OUTRA MARIA” | LIDIANE OLIVEIRA DA SILVA VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
“ESCOLA NORMAL PEDRO AUGUSTO DE ALMEIDA” – BANANEIRAS/ PB: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO, O GÊNERO E A EDUCAÇÃO | LIDIANE OLIVEIRA DA SILVA BRUNA SAMARA DOS SANTOS NUNES PAULA PATRÍCIA GOMES DA SILVA ELISEUDA OLIVEIRA DAS NEVES MANUELA S. S. DO AMARANTE VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
REFLETINDO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE NO CURSINHO PRÉ VESTIBULAR DA UFPB/CCHSA: RUMO Á CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA DE GÊNERO | BRUNA SAMARA DOS SANTOS NUNES LIDIANE OLIVEIRA DA SILVA PEDRO FELIPE BARBOSA SIMON VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
TRABALHO E MATERNIDADE: UMA ABORDAGEM DE GÊNERO | ELYZIANE RHAQUEL ARAÚJO MORAIS LIGIA PEREIRA DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A IMPORTÂNCIA DA MULHER PARA O MUNDO DO TRABALHO | JÉSSICA SAMARA SOARES DA SILVA PATRÍCIA REGINA ARAÚJO GOMES SILVA ERICA DAYANNE PINHEIRO DIAS MARIA APARECIDA VIRGÍNIO DOS SANTOS | COMUNICAÇÃO ORAL |
A MUSA QUE PINTA O SEU PRÓPRIO QUADRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS IDENTIDADES FEMININAS EXISTENTES NO FILME "O SORRISO DE MONALISA" E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF | HOZANA LIRA DA COSTA CAMILA ARAÚJO DA SILVA SILMARA VENÂNCIO NOGUEIRA | COMUNICAÇÃO ORAL |
A MULHER PROFESSORA EM “O QUINZE” DE RACHEL DE QUEIROZ: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS DISCUSSÕES DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E GÊNERO | ADRIANO C. DE SOUZA ALINE P. A. FERNANDES FERNANDO LUIS DA SILVA VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E GÊNERO: A BUSCA PELA INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO DA PROFESSORA ANAYDE BEIRIZ | JASMINY ELLANY ADELINO ROCHA MARIA JOSIELDA ARCANJO DE ANDRADE YANNA LUIZA DO NASCIMENTO RODRIGUES VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO ATRAVÉS DO MAGISTÉRIO: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DAS NORMALISTAS | AMANDA LITUANA BELO DE GÓIS VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO E GÊNERO NA PERSPECTIVA DA PROFESSORA ANAYDE BEIRIZ | IZONAIDE MACENA MAGNA COELLY PEDRO DA SILVA MARINEUZA BARBOSA DA SILVA MISLENE DE OLIVEIRA BATISTA VALDELICE SANTOS SILVA VIVIAN GALDINO DE ANDRADE | COMUNICAÇÃO ORAL |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E GÊNERO: O RETORNO DO HOMEM AO MAGISTÉRIO | ANA PAULA E SILVA MARTINS MÁRCIO ALISON SANTOS DA SILVA JEFFERSON FLORA SANTOS DE ARAÚJO | COMUNICAÇÃO ORAL |
GT 13. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO
COORDENADORA: PROFA. MA. FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA
TÍTULO | AUTORES | FORMA DE APRESENTAÇÃO |
A ATUAÇÃO DOCENTE E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES E INTEVENÇÕES DOCENTES NAS SERIES INICIAIS | SAMARA CAVALCANTI DA SILVA MARIZETE ALCÂNTARA DE ARANDAS GISELLE NANES | COMUNICAÇÃO ORAL |