Trabalhos/Normas




ATENÇÃO!
Por motivo de problemas com depósito bancário, as inscrições com envio de trabalhos estão prorrogadas até o dia 18/11/2011.



AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E PÔSTERES

Os trabalhos e pôsteres a serem apresentados no evento serão avaliados pelo Comitê Científico, que emitirá parecer e decisão sobre os trabalhos e pôsteres que deverão ser apresentados nos respectivos GTs.

Cada pesquisador poderá enviar para análise seus trabalhos como autor principal (um trabalho) ou em coautoria (até dois trabalhos). As taxas de inscrição serão cobradas por autor e não por trabalho.

Para o trabalho ser aceito e publicado,
 todos os autores e co-autores deverão pagar a taxa de inscrição.

Exigir-se-á a presença de um autor do trabalho para a sua apresentação.
ENVIAR TRABALHOS PARA: encontrodepedagogia@live.com


CORPO DO TEXTO DO ARTIGO ACADÊMICO (COMUNICAÇÃO ORAL)

  •  Formato do arquivo: Word 2003/2007 (doc), Folha: A4 -  Fonte: Times New Roman. Margens superior e inferior: 2,5 cm,  Margens esquerda e direita: 3 cm; 
  •    Título e sub-título: em maiúsculas, negrito, tamanho 12, centralizado.
  •    Identificação do(s) autor(es): dois espaços abaixo do título, à margem direita, com espaço simples, tamanho 12:
  •  Autor: nome e sobrenome completos, com apenas a primeira letra maiúscula (se houver mais de um autor, estes devem entrar um abaixo do outro, separados por espaço simples – máximo 3 autores).O nome de cada autor deverá ser seguido de filiação institucional (sigla da instituição, entre parênteses). E-mail: abaixo do nome do autor (se houver mais de um autor, o endereço eletrônico deve estar abaixo do nome de cada autor). 
  •  Texto entre 12 e 15 laudas, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho de fonte 12, parágrafo justificado, sem espaços entre parágrafos;
  •     As citações e referências devem seguir as normas da ABNT. Citações breves de até três linhas são incorporadas ao corpo do texto, entre aspas, seguidas, entre parênteses, dos dados referenciais. Citações longas são colocadas em parágrafo próprio, de margem esquerda de 4 cm, corpo 10, espaçamento simples e identificadas ao final. 
  •     Comentários e notas de conteúdo deverão ser colocados em notas de rodapé;  Exemplos devem ser apresentados em espaço simples, numerados progressivamente em algarismos arábicos;
  •    As referências devem vir dois espaços abaixo do final do texto, em corpo 12, ordem alfabética, alinhadas à esquerda, sem numeração, apresentadas de acordo com as normas mais recentes da ABNT, contendo exclusivamente as obras citadas no texto.
  •  Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, com indicação de fonte (quando for o caso). 

CORPO DO TEXTO DO PÔSTER – RESUMO EXPANDIDO

-   Formato do arquivo: Word 2003/2007 (doc), Folha: A4 -  Fonte: Times New Roman. Margens superior e inferior: 2,5 cm,  Margens esquerda e direita: 3 cm;  

-   Título do trabalho em maiúsculas, negrito, tamanho 12, centralizado;

-      Autor: nome e sobrenome completos, com apenas a primeira letra maiúscula (se houver mais de um autor, estes devem entrar um abaixo do outro, separados por espaço simples– máximo 3 autores). O nome de cada autor deverá ser seguido de filiação institucional (sigla da instituição, entre parênteses). E-mail: abaixo do nome do autor (se houver mais de um autor, o endereçoeletrônico deve estar abaixo do nome de cada autor).  

-  Texto em 2 laudas, com espaçamento simples, fonte: Times New Roman, tamanho de fonte 12, parágrafo justificado, sem espaços entre parágrafos. 

-  Resumo expandido: deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme ABNT; 

-  As palavras-chave - TRÊS, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. 

-  Introdução - parte inicial do artigo, em que devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado; 

-   Desenvolvimento - exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a ABNT, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos; 

- Considerações finais – apreciações sobre o trabalho, correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo;

-  Referências (elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023:2002).  

-  Dimensão do pôster: 1,20 cm de altura por 0,90 cm de largura.




GRUPOS DE TRABALHO – GTS



1. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Discussão de trabalhos resultantes de pesquisa concluídas ou em desenvolvimento relacionadas a temáticas pertinentes à Educação Infantil referentes à diversidade,  à cultura e às práticas educativas. Possibilidade de refletir sobre a importância da cultura e da diversidade na educação infantil, trazendo à tona aspectos teórico-metodológicos para sua abordagem, tendo a criança como protagonista.

Coordenadoras: Profa. Ma. Maria Aparecida Valentim Afonso e Profa. Ma. Efigênia Maria Dias Costa

2. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

O presente GT tem por propósito agregar trabalhos cuja temática aborde teorias e ou práticas de Alfabetização, Letramento, Leitura e Produção Escrita de escolares da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Serão aceitos trabalhos de docentes e discentes da área do GT, bem como de docentes que estão em exercício na educação básica.

Coordenadores: Profa. Dra. Geralda Macedo; Prof. Dr. Jair Barbosa da Silva; Prof. Me. Gabriel Medeiros de Lima.

3. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

Este GT priorizará os trabalhos que tratem da EJA em seus diversos e diferentes aspectos históricos, sociais, políticos, pedagógicos e identitários. Focalizará também os sujeitos da EJA a profissionalização, a diversidade cultural, a sexualidade, a religiosidade, a formação de professores, as novas tecnologias dentre outros aspectos.

Coordenadores: Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva e Profa. Ma. Jalmira Linhares Damasceno

4PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

O GT PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO pretende discutir as práticas educativas escolares e não escolares das populações do campo, assim como suas culturas e diversidade, de modo a socializar o conhecimento e suscitar propostas teórico-práticas às questões desse setor social.

Coordenadores: Prof. Me. John Alex Xavier de Souza e Prof. Ma. Lucicléa Teixeira Lins

5. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

Este grupo de trabalho tem como proposta discutir a formação inicial e continuada de professores da escola básica e do ensino superior e as dimensões do trabalho docente (técnica, política, estética e ética). Explora as concepções e tendências das políticas de formação, debatendo as questões históricas, culturais e sociais aí implicadas.

Coordenadoras: Profa. Ma. Fabrícia Sousa Montenegro e Jaqueline Poliane

6. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM EDUCAÇÃO, LITERATURA E ARTE

Este grupo de trabalho recebe propostas de discussão que privilegiem abordagens de textos literários e/ou de outras manifestações artísticas (música, artes plásticas, dança, teatro etc.) nas aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Coordenadores: Prof. Me. Fábio de Sousa Dantas e Profa. Dra. Verônica de Fátima Gomes de Moura

7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

O GT será organizado a partir das discussões de trabalhos resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiências que busquem compreender as relações do cotidiano escolar com outros espaços/tempos educativos, nos quais os sujeitos vivem e dos quais trazem seus conhecimentos e valores para as práticas culturais escolares. Temas como subjetividade/identidade, memória/narrativa, conhecimentos/práticas/valores, tecnologias/ imagens e sons e Contextualização serão os eixos articuladores do debate.

Coordenadores: Profa. Ma. Ana Cláudia da Silva Rodrigues e Profa. Ma. Aiene Fernandes Rebouças

8. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

O GT se propõe a discutir trabalhos que versem sobre o histórico da Educação Especial no Brasil e os fundamentos para compreender os processos de Integração e de inclusão social, estudando as deficiências, o atendimento Educacional Especializado (AEE) e as políticas e ações (públicas e privadas) voltadas à pessoas com deficiência e a sua família.

Coordenadores: Profa. Dra. Nilvânia Santos Silva e Prof. Me. Saimonton Tinôco da Silva.

9. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As relações afetivas do homem com o meio ambiente e a percepção sistêmica da natureza. Falando sobre complexidade sócio-ambiental. O problema demográfico dos 7 bilhões de seres humanos – estamos à beira de um colapso populacional?
Coordenadores: Prof. Me. Rogério Alves de Paiva e Prof. Me. Breno;

10. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Discussão de trabalhos resultantes de pesquisa concluídas ou em desenvolvimento relacionadas à memória individual e coletiva, particularmente da formação docente. Contempla debates em torno da pesquisa e prática do Ensino de História, além das reflexões das novas perspectivas do ensino e da pesquisa em História da Educação: História das instituições educativas, história oral, história das mulheres e gênero, entre outras.

Coordenadores: Profa. Dra. Luciene Chaves de Aquino e Profa. Ma. Vivian Galdino de Andrade

11. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO

Este GT será constituído a partir das discussões de trabalhos resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento relacionadas às novas tecnologias e aos novos lugares do conhecimento na sociedade informacional, pois além da escola, também a empresa, o lugar domiciliar, o lugar virtual e outros lugares sociais tornam-se educativos. Considera as análises sobre o papel que as tecnologias e suas linguagens, informações e imagens, tem desempenhado na vida social, entendendo as condições sociais, culturais e educativas de seus contextos.

Coordenadores: Profa. Ma. Rita Cristiana Barbosa e Prof. Me. Diogo Fernandes da Silva

12. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES E EDUCAÇÃO, TRABALHO E GÊNERO

Este GT tem como objetivo reunir pesquisas e debates que discutam os fundamentos históricos e filosóficos da relação "trabalho e educação", enfatizando a Pedagogia e a formação dos professores segundo as seguintes perspectivas: 1. de gênero, a partir da reflexão sobre a feminização e masculinização do magistério, suas representações sociais em fotografias, documentários e filmes; história da formação de professores no Brasil; 2. desafios da educação profissional, frente às novas demandas do mercado e às possibilidades de desenvolvimento e empregabilidade, de inclusão social e de cidadania. 

Coordenadores: Profa. Ma. Vivian Galdino de Andrade, Profa. Ma. Fabrícia Sousa Montenegro e Prof. Me. Diogo Fernandes da Silva

13. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS E DIVERSIDADES EM NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Discussão sobre o desenvolvimento neuropsicológico da criança adolescente e o Desenvolvimento do sistema nervoso, a neuroplasticidade cerebral e a aprendizagem, a atenção, a memória e as implicações na aprendizagem, a emoção e suas relações com a cognição e a aprendizagem, as inteligências e o funcionamento cerebral, as dificuldades de aprendizagem, a relação entre neurociência e educação.

Coordenadora: Profa. Ma. Francisca Alexandre de Lima


COMITÊ CIENTÍFICO:

PROFA. MA. AIENE FERNANDES REBOUÇAS
PROFA. MA. ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
PROF. ME. BRENO HENRIQUE DE SOUSA
PROF. ME. DIOGO FERNANDES DA SILVA
PROF. DR. EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
PROF. ME. EDSON BRITO GUEDES
PROFA. MA. EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA
PROF. ME. FÁBIO DE SOUSA DANTAS
PROFA. MA. FABRÍCIA SOUSA MONTENEGRO
PROFA. MA. FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA
PROF. ME. GABRIEL MEDEIROS DE LIMA
PROFA. DRA. GERALDA MACEDO
PROF. DR. JAIR BARBOSA DA SILVA
PROFA. MA. JALMIRA LINHARES DAMASCENO
PROF. ME. JOHN ALEX XAVIER DE SOUZA
PROFA. DRA. LUCIENE CHAVES DE AQUINO
PROF. MA. LUCICLÉA TEIXEIRA LINS
PROFA. MA. MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO
PROFA. DRA. NILVÂNIA DOS SANTOS SILVA
PROFA. MA. RITA CRISTIANA BARBOSA
PROF. ME. ROGÉRIO ALVES PAIVA
PROF. ME. SAIMONTON TINOCO DA SILVA
PROFA. DRA. VERÔNICA DE FÁTIMA GOMES DE MOURA
PROFA. MA. VIVIAN GALDINO DE ANDRADE

Outras informações com a Secretaria do Evento:
encontro_secretaria@live.com